O Mistério Revelado aos Gentios

Estudo de Efésios 3:1-13 – O Mistério Revelado aos Gentios

Queridos irmãos, ao aprofundarmos nosso estudo em Efésios, Paulo nos revela algo especial: o mistério da graça de Deus agora está acessível não só aos judeus, mas também aos gentios – ou seja, todos aqueles que não pertencem ao povo judeu. Este é o "mistério de Cristo" que, até então, não havia sido revelado.

O Prisioneiro de Cristo para os Gentios (Versículos 1-3)

Paulo começa dizendo que é "prisioneiro de Cristo por vós, os gentios". Ele nos lembra de sua missão especial para os gentios, algo que foi lhe revelado pela graça de Deus. Deus o chamou para anunciar a salvação também para aqueles que não eram judeus, mostrando que o evangelho é para todos.

O Mistério de Cristo Revelado (Versículos 4-6)

Paulo fala que o entendimento que ele possui sobre o "mistério de Cristo" veio por revelação do Espírito Santo. Esse mistério é que agora os gentios são "co-herdeiros" e "membros do mesmo corpo," unidos na promessa de Cristo pelo evangelho. Antigamente, as promessas e revelações de Deus eram apenas para os judeus, mas, com Jesus, esse acesso foi estendido a todos que creem.

Paulo, Ministro do Evangelho aos Gentios (Versículos 7-9)

Ele continua dizendo que, embora se veja como "o menor de todos os santos," Deus lhe deu a honra de levar as "riquezas incompreensíveis de Cristo" aos gentios. Paulo é o apóstolo chamado a levar essas boas novas aos que antes estavam longe de Deus, mostrando que agora todos, judeus e gentios, podem ter comunhão com o Pai.

A Igreja, Testemunha da Sabedoria de Deus (Versículos 10-12)

Paulo explica que a igreja é o meio pelo qual "a multiforme sabedoria de Deus" é revelada aos "principados e potestades nos céus." Isso nos lembra que a igreja, composta por todas as pessoas que creem, é testemunha da graça de Deus perante o mundo e até os seres espirituais. É por meio de Jesus que temos ousadia e acesso com confiança ao Pai, pela fé.

Incentivo para Perseverar (Versículo 13)

Paulo termina pedindo aos irmãos que não desanimem por causa das tribulações dele, pois tudo isso é para a glória deles. Ele mostra que suas lutas e dificuldades servem para edificar e fortalecer a fé da igreja, lembrando-nos de que as aflições têm um propósito maior em Cristo.

Reflexão Final

Queridos irmãos, o evangelho é realmente a "boa nova" para toda a humanidade, pois em Cristo, fomos todos reconciliados com Deus. Não há mais distinção entre judeus e gentios; todos podem ser parte do corpo de Cristo e viver na esperança da salvação.

Que essa mensagem nos encha de coragem e gratidão. Que possamos valorizar o sacrifício de Cristo e, assim como Paulo, perseverar na fé, sabendo que somos parte do grande plano de Deus para reunir toda a criação em um só corpo em Cristo.


Pastor Itamar Crestani.

Anterior
Anterior

A Profundidade do Amor de Cristo

Próximo
Próximo

De Desligados a Ligados em Cristo