Estudo da Epístola de Paulo aos Colossenses - Capítulo 1, Versículos 1 a 23
Estudo da Epístola de Paulo aos Colossenses - Capítulo 1, Versículos 1 a 23
Queridos irmãos, a Epístola aos Colossenses é uma carta inspiradora, na qual o apóstolo Paulo ensina sobre a supremacia de Cristo e a obra redentora que Ele realizou por nós. Neste estudo, abordaremos os primeiros 23 versículos, onde Paulo exalta Cristo e reforça os fundamentos da fé cristã.
1. Saudação e Ação de Graças (Versículos 1-8)
Paulo e Timóteo escrevem aos irmãos em Colossos, chamando-os de santos e fiéis em Cristo. Ele os saúda com graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Paulo expressa sua gratidão a Deus ao ouvir sobre a fé em Cristo e o amor demonstrado pelos colossenses. Ele reconhece que essa fé é fruto da esperança reservada nos céus, aprendida através da pregação do Evangelho, que tem frutificado em todo o mundo.
Epafras: Paulo menciona Epafras como um fiel ministro de Cristo, que levou o Evangelho aos colossenses e compartilhou com Paulo sobre o amor deles no Espírito.
2. Oração por Crescimento Espiritual (Versículos 9-14)
Paulo e seus companheiros não cessam de orar pelos colossenses, pedindo que:
Sejam cheios do conhecimento da vontade de Deus, com sabedoria e entendimento espiritual.
Vivam de forma digna do Senhor, agradando a Deus em tudo, frutificando em boas obras e crescendo no conhecimento de Deus.
Sejam fortalecidos pela glória de Deus, para que possam ter paciência, perseverança e alegria.
Ação de graças:
Paulo agradece a Deus por nos libertar do domínio das trevas e nos transportar para o Reino do Filho do Seu Amor, onde temos a redenção e o perdão dos pecados.
3. A Supremacia de Cristo (Versículos 15-20)
Paulo exalta Jesus como:
A imagem do Deus invisível e o primogênito de toda a criação.
O Criador de todas as coisas, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, incluindo tronos, dominações, principados e potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele.
O sustentador de todas as coisas, antes de tudo o que existe.
A cabeça da igreja e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo Ele tenha a preeminência.
Paulo ressalta que foi do agrado do Pai fazer habitar toda a plenitude em Cristo, e que, através do sangue derramado na cruz, Deus reconciliou consigo todas as coisas, tanto nos céus quanto na terra.
4. A Reconciliação em Cristo (Versículos 21-23)
Paulo relembra os colossenses de como eles estavam antes da salvação:
Separados de Deus, estranhos e inimigos d’Ele por causa de suas más obras.
Mas, agora, Jesus os reconciliou por meio de Sua morte na cruz, apresentando-os santos, irrepreensíveis e inculpáveis diante de Deus.
Condição para permanecer na fé:
É necessário permanecer firmes e inabaláveis na fé, sem se desviar da esperança do Evangelho que foi pregado em todo o mundo e do qual Paulo é ministro.
Lições para Nós Hoje
O poder da oração: Assim como Paulo intercedeu pelos colossenses, devemos orar uns pelos outros, pedindo sabedoria, fortalecimento e crescimento espiritual.
A supremacia de Cristo: Jesus não é apenas Salvador, mas também Senhor de tudo o que existe. Ele deve ter a preeminência em nossas vidas.
A reconciliação com Deus: Antes de Cristo, estávamos afastados de Deus por nossos pecados. Agora, reconciliados, somos chamados a viver como santos e irrepreensíveis.
Permanecer firmes na fé: Devemos manter nossos olhos na esperança eterna e não permitir que os desafios da vida nos desviem do caminho do Evangelho.
Pastor Itamar Crestani.