Chamados a Ser Imitadores de Deus
Estudo de Efésios 5:1-21 – Imitadores de Deus e Filhos da Luz
Nesta passagem, o apóstolo Paulo instrui os cristãos de Éfeso a viverem como filhos amados de Deus, imitando-O em suas atitudes e pensamentos. Paulo nos chama a andar em amor, a rejeitar a impureza e a avareza, e a manifestar o fruto do Espírito em nossas vidas.
Chamados a Ser Imitadores de Deus (Versículos 1-2)
Paulo começa com um forte convite para que sejamos “imitadores de Deus, como filhos amados”. Como herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, somos chamados a refletir o caráter de Deus em nossa vida cotidiana. Andar em amor, como Cristo nos amou, significa sacrificar nossos próprios desejos egoístas e viver em oferta e obediência a Deus, tal como Cristo fez por nós. Esse amor sacrificial é como um “cheiro suave” que agrada ao Senhor.
Rejeitando as Obras das Trevas (Versículos 3-7)
Paulo é claro ao descrever que certas práticas como fornicação, impureza, avareza, torpezas, parvoíces e chocarrices não devem estar presentes entre os crentes. Ele destaca que essas coisas são contrárias ao caráter dos “santos”, aqueles que foram separados para Deus. E também lembra que “nenhum devasso, ou impuro, ou avarento... tem herança no reino de Cristo e de Deus”. Isso significa que essas práticas nos afastam do propósito de Deus e da verdadeira comunhão com Ele.
Paulo adverte ainda contra aqueles que tentam justificar esses pecados com “palavras vãs”, pois a ira de Deus vem sobre os “filhos da desobediência”. Somos instruídos a não sermos “companheiros” de tais práticas, mas, ao contrário, a buscar uma vida que reflita o caráter divino.
Vivendo como Filhos da Luz (Versículos 8-14)
Antes, éramos trevas, mas agora, em Cristo, somos “luz no Senhor”. Essa transformação nos chama a andar como filhos da luz, expressando o fruto do Espírito, que é “bondade, justiça e verdade”. Nossa vida deve aprovar e manifestar o que é agradável ao Senhor.
Paulo nos encoraja a condenar as obras infrutuosas das trevas, pois a luz expõe e manifesta a verdade. Quando vivemos como filhos da luz, trazemos à tona tudo aquilo que é oculto e condenável, mostrando a verdade e a graça de Deus aos outros.
Ele nos exorta a despertarmos espiritualmente: “Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”. Esse chamado é para que permaneçamos vigilantes e ativos em nossa fé, prontos a cumprir a vontade de Deus.
Prudência e Sabedoria no Caminhar Cristão (Versículos 15-21)
Paulo nos lembra a importância de viver de forma prudente e sábia, “remindo o tempo; porquanto os dias são maus”. Isso significa aproveitar cada oportunidade para fazer o bem e espalhar a mensagem de Cristo, pois vivemos em um mundo onde o mal está presente.
Paulo também nos adverte contra a embriaguez, incentivando-nos a sermos “cheios do Espírito”. Estar cheio do Espírito nos permite manter uma vida de louvor, gratidão e comunhão com nossos irmãos, falando “em salmos, e hinos, e cânticos espirituais” e dando sempre “graças por tudo a nosso Deus e Pai”.
Ele conclui incentivando a submissão mútua “no temor de Deus”. Esse princípio de humildade e respeito, que Cristo exemplificou, é fundamental para mantermos a unidade e o amor entre os irmãos.
Reflexão Final
Queridos irmãos, Paulo nos chama a ser imitadores de Deus, refletindo o amor de Cristo em nossas atitudes e rejeitando tudo o que nos afasta do nosso Pai Celestial. Andar como filhos da luz significa ser exemplo de bondade, justiça e verdade, mantendo-nos longe das obras das trevas e vivendo em comunhão e ação de graças.
Que possamos, a cada dia, buscar sabedoria para viver de maneira prudente, remindo o tempo e sendo cheios do Espírito Santo, para que nossas vidas sejam um verdadeiro testemunho do amor de Cristo. Amém!
Pastor Itamar Crestani.