A Pureza da Igreja e a Necessidade de Disciplina Espiritual

A Seriedade do Pecado e o Chamado à Pureza na Igreja

Na Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios, capítulo 5, versículos 1 a 13, encontramos uma das mensagens mais diretas e severas de Paulo à igreja em Corinto. O apóstolo aborda uma questão delicada: o pecado sexual dentro da congregação. Paulo, ao saber que havia fornicação entre os coríntios, incluindo casos extremos de relações incestuosas, não hesita em repreender duramente a comunidade.

Ele expressa sua indignação por uma situação que nem entre os gentios era nomeada: "Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai" (1 Coríntios 5:1). Para Paulo, o fato de a igreja não apenas permitir, mas também tolerar esse comportamento, era uma mancha espiritual inaceitável.

A Importância da Pureza Espiritual

Paulo não estava apenas preocupado com o comportamento imoral em si, mas com o efeito devastador que o pecado poderia ter sobre toda a congregação. Ele usa a metáfora do fermento para ilustrar esse ponto: "Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?" (1 Coríntios 5:6). O pecado, como o fermento, pode se espalhar rapidamente, corrompendo toda a comunidade.

Por isso, Paulo exorta os coríntios a se purificarem, a removerem o "fermento velho", ou seja, o pecado, para que se tornem uma "nova massa". Essa purificação espiritual é vital para a saúde da igreja, que é o corpo de Cristo. Paulo deixa claro que Cristo, como nossa Páscoa, foi sacrificado para nos libertar do pecado, e, como seguidores de Cristo, devemos viver em sinceridade e verdade.

A Disciplina na Igreja

Um dos pontos mais fortes da mensagem de Paulo é a necessidade de disciplina dentro da igreja. Ele instrui os coríntios a afastar a pessoa que estava cometendo o pecado, entregando-a "a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus" (1 Coríntios 5:5). Isso pode parecer uma medida drástica, mas Paulo entende que, às vezes, a separação é necessária para que a pessoa possa reconhecer a gravidade de seu pecado e se arrepender.

Essa atitude não é um ato de punição cruel, mas de amor e cuidado com a alma da pessoa. Ao separar a pessoa pecadora, a igreja protege a pureza da congregação e dá ao pecador a chance de, ao sofrer as consequências de seus atos, voltar-se para Deus em arrependimento. Essa medida, portanto, visa a restauração espiritual da pessoa envolvida.

A Influência do Mundo na Igreja

Paulo também adverte sobre o perigo de se associar com aqueles que, apesar de se dizerem irmãos, continuam a viver em pecado. Ele não está dizendo que os cristãos devem se isolar do mundo, pois seria impossível viver sem interagir com os pecadores do mundo. No entanto, Paulo faz uma distinção clara entre os pecadores "de fora" e aqueles que estão "dentro" da igreja.

"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais" (1 Coríntios 5:11). O apóstolo quer que a igreja mantenha uma postura de santidade e retidão, evitando que o pecado de alguns contamine toda a comunidade.

Deus é o Juiz

No final de sua mensagem, Paulo lembra que Deus é quem julga os que estão fora da igreja, e cabe à igreja julgar os que estão dentro. Isso é uma responsabilidade importante, pois a igreja é chamada a ser um reflexo da pureza e santidade de Deus. Ao disciplinar aqueles que vivem em pecado, a igreja não está condenando suas almas, mas está protegendo o corpo de Cristo e cumprindo seu papel como guardiã da fé.

"Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo" (1 Coríntios 5:13) é a ordem de Paulo. A igreja deve ser um lugar onde a verdade e a justiça de Deus prevalecem, e onde o pecado não é tolerado. Essa é a maneira de garantir que o corpo de Cristo, representado pela igreja, permaneça santo e irrepreensível até o dia de sua volta.

Conclusão

A mensagem de Paulo à igreja de Corinto continua sendo um alerta poderoso para os cristãos de hoje. A pureza espiritual é vital para a saúde da igreja e para o crescimento de seus membros. Não podemos ignorar o pecado ou permitir que ele se alastre entre nós. A disciplina, quando aplicada com amor e sabedoria, é uma ferramenta necessária para proteger a igreja e guiar os pecadores ao arrependimento.

Como seguidores de Cristo, somos chamados a viver em santidade, afastando-nos de tudo o que corrompe o corpo de Cristo. Que possamos sempre buscar a sinceridade e a verdade, sabendo que fomos lavados, santificados e justificados pelo sangue de Jesus.

Pastor Itamar Crestani.

Anterior
Anterior

O Julgamento entre Irmãos na Fé

Próximo
Próximo

Nosso Primeiro Batismo: Um Marco de Fé