A Predestinação e Herança em Cristo

Estudo de Efésios 1:5-14 – A Predestinação e Herança em Cristo

Queridos irmãos, iniciamos agora o estudo da Epístola de Paulo aos Efésios, uma carta repleta de doutrina sobre a graça e o propósito eterno de Deus para nós em Cristo. Paulo escreveu aos efésios com o coração preocupado com o crescimento espiritual da igreja, exaltando as riquezas de Deus que nos foram dadas em Cristo e nos instruindo sobre o propósito e a glória de nossa salvação.

Predestinação e Adoção em Cristo (Versículos 5-6)

Desde o início, Paulo nos lembra de que Deus, em Seu amor, nos "predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo." Essa escolha foi realizada conforme o beneplácito de Sua vontade, ou seja, de acordo com Seu prazer e propósito. Somos chamados a viver para o "louvor da glória de Sua graça," e isso demonstra que a nossa salvação é um ato de pura graça divina, pelo qual somos aceitos no Amado, Jesus.

Redenção e Perdão pelo Sangue de Cristo (Versículo 7)

Em Cristo, temos a redenção pelo Seu sangue, que nos traz o perdão dos pecados segundo as "riquezas de Sua graça." Essa redenção é um ato de amor e sacrifício incomparável, pelo qual fomos libertos da escravidão do pecado e reconciliados com Deus. Aqui, Paulo destaca que Deus "fez abundar para conosco" toda sabedoria e prudência, revelando-nos o caminho para a vida eterna.

O Mistério da Vontade de Deus e a Reunião em Cristo (Versículos 9-10)

Deus revelou o mistério de Sua vontade, que é "congregar em Cristo todas as coisas," tanto as que estão nos céus quanto as que estão na terra. Isso mostra que o plano de Deus é unir tudo em Cristo, restaurando todas as coisas e trazendo uma nova criação. Esse mistério revela o propósito divino de unir Seu povo em um só corpo, em uma só fé, sob o senhorio de Jesus.

Nossa Herança e o Espírito Santo como Selo da Promessa (Versículos 11-14)

Somos feitos herança de Deus e predestinados "conforme o propósito daquele que faz todas as coisas." Em Cristo, recebemos o Espírito Santo como o "penhor da nossa herança," garantindo a nossa redenção final. O Espírito Santo é como uma marca que assegura que pertencemos a Deus, e Ele é a confirmação de que a promessa de vida eterna será cumprida.

Reflexão Final

Queridos irmãos, este primeiro capítulo de Efésios nos chama a uma profunda gratidão e reverência. Deus nos escolheu antes da fundação do mundo, predestinou-nos para sermos Seus filhos e selou-nos com o Espírito Santo. Essa salvação não foi obra nossa, mas um ato gracioso de Deus, que decidiu, por Seu amor e misericórdia, nos redimir e nos reconciliar consigo mesmo por meio de Cristo.

Fomos chamados para louvar e glorificar a Deus, testemunhando Sua graça e sendo luz no mundo. Que essa verdade fortaleça nosso coração, e que possamos caminhar com a certeza de que somos amados, resgatados e protegidos por Deus. Que todo louvor e glória sejam dados ao nosso Senhor, que nos selou para a eternidade. Amém!


Pastor Itamar Crestani.

Anterior
Anterior

A Salvação pela Graça e a Libertação em Cristo

Próximo
Próximo

As Últimas Orientações de Paulo aos Gálatas